Com a ligação Beijing-Madri, chegou a era das mega viagens ferroviárias

A  última das 8 locomotivas chega a Madri.

Em dezembro de 2014 as viagens ferroviárias inauguraram uma nova escala de distância. O trem de carga (YXE ou Yixinou) partiu de Yiwu (na China) e bateu um recorde de distãncia ao chegar a Madri, Espanha, 21 dias depois. O trem percorreu 13.052 km e passou por 5 países (Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Polônia, Alemanha, França). Levou produtos de Natal para os espanhóis e vai retornar com azeite, vinho e outras produtos típicos do Mediterrâneo.

Mal o trem chinês estacionou em Madri, foi anunciado outro mega projeto no valor inicial de 100 bilhões de dólares que ligaria por ferrovia praticamente todo o hemisfério norte. Segundo o site Web Urbanist, a linha ligaria inicialmente Londres a Moscou. Depois cruzaria toda a Federação Russa até o extremo da Sibéria, onde um túnel subterrâneo o levaria ao Alasca (e daí para o Canadá e EUA).


A ligação ferroviária submarina entre a Sibéria e o Alasca sob o estreito de Behring não é uma ideia nova e nem tão impossível quanto possa parecer. Para se ter uma noção, ela teria a metade do comprimento da ligação entre a Inglaterra e a França.


Acima, a imagem por satelite mostra o ponto no estreito de Behring por onde passaria o túnel. Abaixo, a concepção artística do túnel na década de 1960. Por enquanto essa era de mega viagens ferroviárias só está sendo pensada em termos de carga, mas daí ao transporte de passageiros é um passo.

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