Bagdá - Basra: com o trem, retorna a esperança de tempos melhores para o Iraque

Fotos: Bryan Denton / New York Times

Vivendo uma situação de desintegração nacional, o Iraque conseguiu reinaugurar uma linha regular de trens de passageiros. A ferrovia liga a capital Bagdá à acidade de Basra, no sul do país em 12 horas de viagem.


O sul é a parte menos problemática do país, e o trem representa um toque de modernidade e integração entre as populações. Um plano para ligar Mosul à Turquia começou a ser testado. Mas teve que ser adiado por causa do ataque do grupo terrorista Estado Islâmico, que ocupou boa parte do norte do Iraque. Mesmo assim o plano (de 60 bilhões de dólares) para ligar todo o país por trilhos permanece vivo esperando por uma época mais favorável.


O novo trem foi construído na China e oferece comodidades que os iraquianos não viam há muito tempo. O Iraque tem uma tradição de ferrovias no Oriente Médio. Mas essa tradição não conseguiu sobreviver a três guerras seguidas. O trem oferece carros dormitórios (com refrigerador e um carro-bar. O repórter Tim Arango, do New York Times, descreveu a comida como "de segunda classe".  E sugere um falafel oferecido na estação de Hilla. Outras imagens do trem Bagdá - Basra:




Comentários

Postagens mais visitadas