Colapso rodoviário acelera implantação de trens regionais no estado de São Paulo


Até 2030, calcula-se que as duas principais rodovias de São Paulo - Anhanguera e Bandeirantes - entrem em colapso, com congestionamentos de 13 horas diárias. Essa perspectiva fez o governo do estado de São Paulo apressar a implantação de uma rede de trens regionais, a serem inaugurados entre 2020 e 2040. O projeto reaproveita os trilhos já utilizados hoje para o transporte de carga.

A primeira dessas ligações seria entre São Paulo e Americana, passando por Campinas. Segundo mapas divulgados pelo site ViaTrolebus, nessa primeira etapa (2020) a rede faria um "X" tendo como centro a cidade de São Paulo. Nos extremos do X estariam Piracicaba/Limeira, São José dos Campos, Sorocaba e Santos:


Até 2030, as linhas cresceriam em todas as diversões, chegando a São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Aguaí, Guaratinguetá. Chegaria a lugares não previstos até agora como Caraguatatuba. O plano ainda considera que o TAV (Trem de Alta Velocidade ligando Campinas, São Paulo e Guaratinguetá) será construído:


Segundo esse projeto, em 2040 a rede estaria bem mais complexa, chegando a Franca, Marília, Avaré e Itapetininga:


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