Memória: Rio-São Paulo, nos bons tempos do Trem de Prata

Foto: Claudine - Estadão

Nós já viajamos entre o Rio e São Paulo de trem como na foto acima, de 1978. Foi a era do Trem de Prata. Uma reportagem do Estado de São Paulo do dia 20/02/1996 descreve esse tempo de conforto e charme. Trechos:

"A bordo do Trem de Prata todo passageiro ganha a denominação de hóspede, apesar da breve duração da estadia de nove horas - tempo de duração da viagem. Mais que um meio de transporte, o Trem de Prata se transformou num hotel sobre rodas. Hoje o trem transporta 76 pessoas acomodadas em 4 carros-dormitório, cada uma com 1 cabine simples, 7 duplas e 2 suítes para 2 pessoas.

A viagem começa às 20:30, mas o embarque é feito uma hora antes para a acomodação nas cabines. O jantar é servido em dois horários. Depois disso os hóspedes têm a opção de tomar um drinque no bar e assistir filmes no vídeo. O Trem de Prata encerra a viagem às 6 horas, mas o desembarque pode ser feito até as 8 horas, depois do café da manhã".

A matéria pode ser encontrada neste link (somente para assinantes do Estado de São Paulo).


Comentários

  1. Viajei algumas vezes nesse trem. Era magnífico! Digno de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  2. ... tem coisas que não tem preço, uma delas seria essa. Como seria bom ter essa nostalgia de volta.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe de algum filme Brasileiro sobre trem de pratas ou que tenha umas cenas dentro de um vagão ou mesmo imagens dos vagões em movimento? Ou o trem chegando na estação do Rio ou SP?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas