Ferrovia do Sol: ideia original deste blog pode virar realidade


No dia 24 de junho de 2013 este blog publicou o post acima: "Trilhos Imaginários do Brasil 1 - Ferrovia do Sol". O primeiro post desta série traçava uma linha ligando as principais capitais do Nordeste numa  imaginária "Ferrovia do Sol" - inventada aqui.

O post dizia entre outras coisas: 

"O Brasil destruiu suas ferrovias de passageiros. Mas não pode destruir nossa imaginação. Ainda temos a capacidade de imaginar linhas com grandes chances de se tornarem lucrativas. É o caso da (imaginária) Ferrovia do Sol. (...)  Se fosse concretizada, seria um sonho turístico, ligando as capitais nordestinas (Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza via Mossoró). Não deveria ser uma linha de alta velocidade, mas um 'trem-hotel', incluindo carros panorâmicos e carros-dormitórios. Fora o carro-restaurante servindo comida típica nordestina". 

80 dias depois, em 12 de setembro, o site do jornal Diário do Nordeste publicou a seguinte matéria:


A matéria do Diário do Nordeste dizia entre outras coisas:

"Todo o litoral nordestino poderá ser interligado por uma rede de transporte ferroviário regular que fará, simultaneamente, a movimentação de cargas e o translado de passageiros de Salvador, na Bahia, até São Luís, no estado do Maranhão. A ferrovia deverá contar com 2,7 mil quilômetros de extensão. (...) O projeto de infraestrutura logística Trem do Sol, de iniciativa conjunta da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), terá o termo de cooperação técnica assinado no próximo dia 4 de outubro, durante o II Fórum Nordeste 2030 - Visão Estratégica de Longo Prazo, em João Pessoa (PB)".


Comentários

  1. Porque será que o ditado "o segredo é a alma do negocio" é sempre utilizado? Agora, o teu radar está bem sintonizado !!!

    ResponderExcluir
  2. Teu Radar está bem sintonizado, embora sempre se utilize a alma do negocio....segredo !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas