Trilhos imaginários do Brasil 2 - O Expresso Austral


Uma ligação ferroviária com Buenos Aires seria uma ideia óbvia, se tanto o Brasil quanto o Uruguai e a Argentina não tivessem destruído seus trens de passageiros. Poderia ser uma rota turística romântica e charmosa, uma tentadora atração para turistas locais e de outras partes do mundo. 

O ponto de partida do Expresso Austral seria o Rio de Janeiro.  O trem seria equipado para uma viagem de longa distância, com carros dormitório, bar e restaurante. A viagem total poderia durar uns 3 ou 4 dias. Do Rio, seguiria para São Paulo, depois Curitiba, Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Porto Alegre, Pelotas. Atravessaria a fonteira com o Uruguai e passaria por Montevidéu. Aí o trem embarcaria numa balsa (procedimento de rotina na Europa) e cruzaria o Rio da Prata até o desembarque em Buenos Aires. 

Seria uma viagem de festas, de férias, uma promessa entre amantes apaixonados. Uma família poderia planejar paradas durante o caminho para retomar a viagem dias depois. Seria uma viagem de relaxamento, boa comida a bordo, belas paisagens, noitadas de vinho e boa conversa.

Comentários

Postagens mais visitadas