CPTM poderá ligar São Paulo a Campinas

Foto: Wesley Souza

A CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) já liga São Paulo a Jundiaí. É a Linha 7, que é usada como um trem suburbano e totaliza 17 paradas pelos seus 61 km de extensão. Agora segundo o jornal Correio Popular a CPTM está estudando a possibilidade de esticar o trajeto até Campinas.

A possibilidade já é um consenso entre os prefeitos da região. Ainda está em estudos pela empresa de consultoria Oficina. Segundo o Correio, "os investimentos serão altos para a extensão". Vai ser necessário negociar a utilização do trilho Jundiaí-Campinas, hoje usado para transporte de carga pela Brasil Ferrovias.  E será preciso também eletrificar o trecho, hoje usado por trens a diesel.


Mas a notícia do Correio Popular tem um toque otimista. "Ter ligação ferroviária, disse o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, é uma questão de tempo. 'Ela terá que sair, porque as estradas já não comportam mais veículos. A pressão dos municípios certamente dará resultado', afirmou".

Comentários

  1. 17 paradas em um trajeto de 100 km é muito. Certamente os usuários vão voltar pro automóvel ou ônibus, que não faz parada alguma. Para ser eficaz, o trem Campinas-São Paulo teria que ser expresso ou no máximo, com uma parada em Jundiaí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas