Trem-bala brasileiro: roda ou não roda?


O projeto do trem bala brasileiro é chamado oficialmente de TAV (Trem de Alta Velocidade). Nos planos do governo federal, ele deverá ter (segundo a Wikipedia) 518 km de extensão fazendo a ligação Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro. Velocidade máxima: 350 km/h. O percurso São Paulo - Rio seria de 97 minutos, concorrendo diretamente com a Ponte Aérea.

Esses são os planos. Mas o TAV-Brasil enfrenta uma série de problemas de implantação. O projeto está sendo criticado por não ter viabilidade econômica e enfrentar dificuldades técnicas muito grandes. Planejada a princípio para entrar em operação nas Olimpíadas de 2016, o TAV ainda nem chegou à fase de leilões. Não há qualquer previsão hoje para uma possível entrada em operação.

Este é o mapa das estações previstas no projeto:

Mapas: Wikipedia

Alguns críticos sugerem que essa ligação deveria ser feita por trens convencionais com velocidade até 180 km/h. Não haveria como concorrer com os aviões, mas esse trem regional seria uma ótima opção para quem viaja de carro ou ônibus.

Só o futuro vai dizer se o trem-bala Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro vai ser uma realidade. Mas já existem planos iniciais para 3 outros TAVs: 1) Belo Horizonte - São Paulo - Curitiba 2) Brasília - Goiânia e 3) Campinas - Uberlândia.

Por enquanto tudo isso é um sonho. Um sonho que já tem um mapa:


Comentários

  1. HÁ ALGUM TEMPO ATRAS EU CONFESSO QUE ESTAVA CERTO DE QUE O TAV,IRIA PRA FRENTE OU SEJA SAIRIA DO PAPEL,MAS PELO ANDAR DA CARROAGEM, SINTO MUITO MAS ACHO QUE O PROJETO ESTA PRESTES Á SER ENGAVETADO COMO TANTOS OUTROS PROJETOS FERROVIÁRIOS NO BRASIL,UMA PENA!

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