China: em altíssima velocidade


Nenhum outro país do mundo contruiu uma rede de trens de alta velocidade em tão pouco tempo quanto a China. Ela foi inaugurada há apenas 13 anos e hoje já possui quase 10 mil quilômetros de trilhos ligando as principais cidades do país. O plano é aumentar para 16 mil km em 2020. Algumas das linhas estão planejadas para possibilitar velocidades acima de 350 km/h Na linha Wuhan-Guanzhou os trens chegam a 400 km/h.


O rapidíssimo crescimento da rede high-speed foi desacelerado por denúncias de corrupção e questões de segurança. Em 2011 um choque entre dois trens provocou a morte de 40 passageiros e tripulantes em Wenzhou. Toda o sistema foi paralisado e corrigido para que isso não se repita. E o governo está colocando essa rede de alta velocidade como uma prioridade, até para incrementar a economia e criar empregos em massa. 


Para consultar rotas e horários e conhecer detalhes das linhas chinesas de alta velocidade clique neste link do Travel China GuideE aqui, um guia das estações de trem da capital Beijing.

Comentários

Postagens mais visitadas