5 dicas para quem quer viajar de trem


1) Verifique o horário de partida com exatidão. Um trem marcado para as 15:07 sai às 15:07, e não mais ou menos 3 e 10 da tarde. Para isso, acerte seu relógio num dos muitos sites ligados aos precisos relógios atômicos. (Um desses sites, o Time & Date, pode ser encontrado neste link).

2) Chegue (no mínimo) meia hora antes da hora de partida. Procure nos painéis das estações qual a plataforma de onde ele vai partir. Esteja na plataforma pelo menos 10 minutos antes da hora marcada. Quem entra primeiro escolhe os melhores lugares e acomoda melhor a bagagem.

3) Nos aviões, a diferença entre a primeira e a segunda classe é mais ou menos a diferença entre o céu e o inferno. Nos trens essa diferença não é tão grande assim. Mas se você comprar um EurailPass, vai ter direito à Primeira Classe. Aproveite!

4) Não existe check-in em estações ferroviárias. Você tem que carregar sua bagagem o tempo todo. Alguns trens contam com compartimentos próprios. Mas em geral você tem que colocar sua mala naquela plataforma sobre os bancos. Portanto... evite malas grandes demais.

5) Especialmente na Europa costumam existir hotéis bons e baratos ao redor das estações. Pense nessa opção. Além da proximidade, estações centrais muitas vezes funcionam como mini-shoppings 24 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas